Terça, 18 de Junho de 2024
28°

Tempo nublado

Cajazeiras, PB

Polícia PRF

PRF na Paraíba recupera dois carros, apreende carga de madeira e flagra caminhoneiro usando documento irregular*

As ocorrências distintas se deram nos municípios de Cajazeiras, Esperança, Mamanguape e João Pessoa_

06/06/2024 às 11h34
Por: Angelo Lima Fonte: Assessoria
Compartilhe:
PRF na Paraíba recupera dois carros, apreende carga de madeira e flagra caminhoneiro usando documento irregular*

 

*Paraíba (PB), 05/06/2024* – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba flagrou, por meio de fiscalizações empregadas na última terça-feira (04), um veículo de carga transitando com documento que não abrange as suas dimensões e um caminhão transportando madeira sem documentação fiscal necessária. Também ocorreu a recuperação de dois automóveis, sendo um deles com registro de apropriação indébita e outro que havia sido roubado.

A primeira ocorrência se deu no município de Cajazeiras-PB, na BR-230, km 511, às 10h14, quando equipe policial visualizou e abordou um caminhão Volvo/Fh 540 6x4t atrelado a um reboque. O veículo transportava uma máquina de fio e uma escavadeira. Na ocasião, foram solicitados os documentos dos veículos, momento em que foi verificado que o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) não condizia com as especificações de peso dos veículos e carga. Deste modo, ficou constatado que a Autorização Especial de Trânsito (AET) foi obtida mediante apresentação de dados falsos. Diante dos fatos observados, o proprietário dos veículos poderá responder por falsidade ideológica.

Já no município de Esperança-PB, na BR-104, km 93, por volta das 11h, um caminhão Vw/7.100 que transportava madeira bruta em estaca foi abordado. No decorrer da fiscalização, foram solicitados os documentos fiscais da carga. Contudo, o condutor, um homem de 45 anos, não portava o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa. Ele informou que as madeiras do tipo Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) teriam sido extraídas do município de Arara-PB e teriam destino ao município de Lagoa Seca-PB, para ser utilizada como cerca. O indivíduo deverá responder por transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. A carga foi encaminhada à Polícia Militar Ambiental de Campina Grande para adoção das medidas administrativas previstas em lei.

Em Mamanguape-PB, desta vez na BR-101, km 46, às 13h02, agentes da PRF avistaram um Chevrolet Onix com as mesmas características de um veículo com registro de apropriação indébita. Prontamente, o automóvel foi abordado a fim de ser identificado. Durante a fiscalização, ficou constatado que se tratava do carro com registro de apropriação indébita feito em novembro do ano passado no estado de Pernambuco. O condutor, um homem de 32 anos, relatou ter adquirido o carro por meio de uma troca em outro veículo de sua propriedade. A transação teria sido iniciada por meio de anúncio em rede social. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde poderá responder criminalmente por apropriação indébita.

A última ação ocorreu em João Pessoa-PB, na BR-230, km 25, às 22h30, quando policiais rodoviários federais abordaram um Renault Sandero com as películas muito escuras, o que motivou a abordagem. Na ocasião, foi identificada adulteração em diversos dos seus elementos. Por meio de consultas aos sistemas de segurança, foi possível identificar com os elementos originais remanescentes que o carro tinha um registro de roubo feito em julho de 2022, no município de Recife-PE, em seu desfavor. O condutor, um homem de 27 anos, relatou que o veículo pertence a um parente. Ele foi detido e encaminhado à Central de Polícia. Ele poderá responder por receptação.

Todos os veículos recuperados foram encaminhados para as autoridades cabíveis, por onde passarão pelos procedimentos cabíveis para serem devolvidos aos seus legítimos proprietários.

Ele1 - Criar site de notícias