Aprofessora cajazeirense Alecksandra Lacerda, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, é uma das protagonistas do projeto de conservação e restauração de matas ciliares degradadas no Semiárido brasileiro. A iniciativa, apoiada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIRD), integra o programa Rotas de Integração Nacional, pela Rota da Biodiversidade.
Alecksandra, que atua no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, destacou o papel central das mulheres no projeto. “O trabalho envolve ações construídas de forma associada com as comunidades locais, priorizando a participação das mulheres, para que a recuperação de ambientes degradados seja realizada de forma integrada e participativa”, explicou.
O programa Rotas de Integração Nacional visa promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva em regiões prioritárias, incentivando a participação feminina em cadeias produtivas estratégicas. Atualmente, o programa abrange 14 cadeias produtivas e 78 polos em 20 estados, beneficiando mais de 70 mil famílias.
A matéria completa está disponível no portal do MIRD.
https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/midr-apoia-projeto-para-restauracao-ambiental-no-semiarido