A professora cajazeirense, Alecksandra Vieira de Lacerda, de 51 anos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é autora da letra da música “O Tom da Caatinga” Cantada por Santana, artista cearense e com nome de destaque no cenário nacional.
Para a professora Alecksandra, esta é mais uma importante meta realizada do projeto por ela coordenado “Ciência Musical”. “Nesse sentido, considerando as poesias que escrevi, conseguimos com o apoio do melodista Ilmar Cavalcante, produzir 11 músicas falando sobre os potenciais do nosso Bioma Caatinga e agora a música o Tom da Caatinga sendo cantada por Santana, nos oportuniza ressaltar e ampliar as zonas de difusão sobre a nossa região” coloca a Professora Alecksandra.
“Hoje é com grande alegria que compartilho com todos a realização de mais um grande sonho que se concretiza – uma música cuja letra escrevi há alguns anos e que hoje está sendo cantada por Santana – um nome de referência no cenário nacional. Estou realizando mais uma meta do nosso projeto Ciência Musical, que tem por objetivo evidenciar o Bioma Caatinga e seus Potenciais”, acrescentou a docente.
Natural de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, Alecksandra hoje mora e trabalha em Sumé, no Cariri paraibano.
Perfil
Alecksandra Vieira de Lacerda é Associada, Nível IV, da Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Exerceu a coordenação da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Coordenou na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG).
Atualmente é membro permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – CDSA/UFCG e coordena o Laboratório de Ecologia e Botânica. Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – INCT-RENNOFITO.
A cajazeirense atua ainda como vice-presidente da Reserva da Biosfera da Caatinga – RBCA – MaB – UNESCO, e encontra-se integrada no subcomitê de Biomas, biodiversidades e mudanças climáticas da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
Clique aqui e tenha acesso ao canal do Youtube da professora Alecksandra Vieira. Saiba mais em: @alecksandravieira.
DIÁRIO DO SERTÃO