Terça, 23 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Cajazeiras, PB

Geral 90 Anos

Com missa e muitas homenagens, Padre Gervásio celebra aniversário de 90 anos no Seminário do IJMP

Em sua mensagem de agradecimento o padre Gervásio agradeceu aos amigos pelas homenagens e principalmente à Deus pelo dom da vida.

07/07/2024 às 17h27
Por: Angelo Lima Fonte: DIÁRIO DO SERTÃO
Compartilhe:
Com missa e muitas homenagens, Padre Gervásio celebra aniversário de 90 anos no Seminário do IJMP

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

As comemorações pelo aniversário de 90 anos do Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga foram marcadas por homenagens e a celebração da Santa Missa, na capela do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, presidida pelo arcebispo emérito na Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo padre Agripino Ferreira, administrador da Diocese de Cajazeiras, além de muitos outros padres que foram abraçar o aniversariante pessoalmente.

Continua após a publicidade

Em sua mensagem de agradecimento o padre Gervásio agradeceu aos amigos pelas homenagens e principalmente à Deus pelo dom da vida.

”Graças a Deus não é? Mas, sou gente, então tenho que dizer perdão meu Deus, e sou criatura e devo dizer me dê isso e me dê aquilo. Muito obrigado. Deus lhes pague. Obrigadíssimo. Quero agradecer a todos os benfeitores que na minha vida me ajudaram, quantos benfeitores, muito obrigado. Imaginem em 90 anos, visitando 45 países, imagem quantos benfeitores, então, muito obrigado. Rezem por mim. Obrigadíssimo”, disse o padre ao final da missa.


Padre Gervásio Fernandes de Queiroga celebra 90 anos. Foto: José Dias Neto | Diário do Sertão

Neste ano de 2024, o padre Gervásio também celebra 63 anos de sacerdócio, com uma vida inteiramente dedicada à Igreja, seja a âmbito mundial, tendo em vista que participou efetivamente do Concílio Vaticano II, bem como no Brasil, como secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Diocese de Cajazeiras sempre participou ativamente da vida pastoral e missionária no Sertão da Paraíba.

 

Continua após a publicidade

BIOGRAFIA

Padre Gervásio nasceu no município de Uiraúna, no dia 19 de junho de 1934. Filho de João Adelino de Queiroga e Ana Fernandes de Queiroga, aos 12 anos tornou-se aluno do Seminário em João Pessoa. Aos 18 anos, já se encontrava em Roma onde passou 10 anos e fez Mestrado em Filosofia. Em 1973, fez Doutorado, cuja tese foi: CNBB – Comunhão e Corresponsabilidade.

Foi ordenado no dia 26 de julho de 1961, pelas mãos do Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim de Moura.

É graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professor fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Como sacerdote, foi vigário em diversas paróquias, entre elas a da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

Padre Gervásio também foi assessor da presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por 21 anos. Em 1985, fundou o Instituto Jesus Missionário dos Pobres, que passou por Brasília, Natal e, hoje, está em Cajazeiras, tendo formado dezenas de padres.

No dia 12 de outubro de 202, o Papa Bento XVI elegeu o Padre Gervásio entre os seus capelães, que passou a ser Monsenhor, representando o reconhecimento da Igreja.

DIÁRIO DO SERTÃO

Ele1 - Criar site de notícias